top of page
Buscar

Dica para a Faculdade: Antecipe TUDO que for possível!

  • ygoralexandrosam
  • 13 de jan. de 2025
  • 4 min de leitura

Se você entrou agora na faculdade esse texto é ideal para você. Se por acaso, está no meio da faculdade, esse texto também é para você. Se está no último ano, surtando com a quantidade de coisas que precisa entregar, você vai se identificar com o que vou dizer nas linhas a seguir.


É comum que deixemos tudo de mais importante para a última hora. Todos nós fazemos isso. Como um bom amigo meu diz, “isso é um problema para o eu do futuro”.

Mas certas coisas precisam ser feitas o mais rápido possível e, em um mundo ideal, até mesmo adiantar as tarefas para se livrar rapidamente.


Todo mundo sabe que o final da faculdade é uma loucura: você faz estágio, geralmente de no mínimo 06 horas diárias (se está em escritório sabe que é um pouquinho mais que isso), é necessário escrever e apresentar o seu TCC, estudar e prestar o exame de ordem (a maioria acaba prestando), isso sem nem mencionar as provas, os trabalhos de faculdade e para piorar, ainda soma-se o fato de que você, depois de quase cinco anos, está de saco cheio de tudo isso.


Como se não bastasse essa quantidade absurda de coisas - e da chatice que é fazê-las - existe também a inevitável pressão da família (e principalmente, de nós mesmos) para a inserção no mercado de trabalho e, enfim, começar a recuperar o investimento de cinco anos de faculdade de Direito.

Diante desse cenário, o que geralmente acontece? Você surta e chora em posição fetal e, logo após terminar de debulhar-se em lágrimas, acaba sacrificando horas de sono e lazer.

Então qual é a dica? Simples, adiante o que for possível.


Apesar de eu não gostar de fazer isso, pois sempre soa como arrogância, vou usar o "Ygor do Passado" como exemplo.


Assim que entrei na faculdade, eu fiz questão de até o terceiro semestre, matar TODAS as horas complementares necessárias, participando de praticamente TODAS as atividades extracurriculares que encontrei! Isso foi desde grupos de pesquisa no Mercado de Capitais (um tema fascinante), palestras sobre Fashion Law (grandes debates sobre a propriedade intelectual) e encontros sobre Direito Agrário (diversos ensinamentos sobre as obrigações do Direito Civil).


Então todos esses encontros, além de agregarem as imprescindíveis horas complementares, são também uma grande fonte de conhecimento, pois, apesar de eu atuar unicamente como Advogado Criminalista, tudo isso contribuiu com a minha formação e até mesmo, ajudou na hora de estudar e realizar a prova da OAB.


Eu também busquei encerrar a minha monografia o mais rápido possível, para evitar passar por aqueles surtos envolvendo o TCC no último ano.


À vista disso, eu comecei a anotar as primeiras ideias sobre meu tema logo no 4º semestre. Iniciei a escrita da monografia durante o semestre, terminei de escrevê-la completamente no e a apresentei no . Resultado, um TCC com 120 páginas, aprovado com nota máxima e com recomendação para a pesquisa pública - tudo isso enquanto eu escrevia artigos para publicação e que inclusive me renderam uma bolsa, em 2019, para em Coimbra, Portugal.


Com isso, eu fiquei livre do TCC antes de entrar no último ano, o que me permitiu focar toda minha energia nos estudos para a prova da OAB. Com isso fui aprovado ainda no 9º semestre no exame XXXII - com excelentes notas em ambas as fases -, só precisando de cursinho preparatório para a 2ª Fase.

É bom pontuar que em momento algum deixei de fazer estágio, salvo quando precisei trocar de faculdade e fiquei cerca de 04 meses "desempregado".


Em razão dessa antecipação, o meu último período foi tranquilo se comparado com o da maioria, pois frequentemente eu via alguns surtos nas redes sociais, com pessoas sempre reclamando da loucura que é o último período com os trabalhos e provas da faculdade, TCC, exame da OAB, estágio, etc.


O quinto ano, de fato, é bem caótico. Mas podemos adotar medidas para, pelo menos, diluir essa grande demanda de trabalho ao longo dos períodos iniciais da faculdade, que são mais tranquilos e que contam com bem menos pressão do que o último ano.


Se você antecipa o que está ao seu alcance, resolvendo as horas complementares, adiantando a sua monografia (ainda que não a apresente, mas ao menos deixando tudo pronto), poderá estudar com mais tranquilidade para a OAB e / ou para as provas e projetos científicos.


Claro que fiz tudo isso sem me descuidar das provas da faculdade, de modo que, salvo melhor juízo, não me lembro de encerrado um semestre com uma média inferior a 8.


Eu inclusive, antecipei até a minha colação de grau! Assim que concluí as provas, antecipei a colação em pelo menos 1 mês em relação aos meus colegas, pois precisava realizar a minha inscrição na ordem para poder começar a trabalhar (infelizmente não nasci herdeiro e nem com parentes na área do Direito).

De qualquer modo, gostaria de deixar claro que não sou uma pessoa inteligente, nem nada do tipo. Simplesmente me organizei e antecipei o que estava ao meu alcance dentro da minha realidade e recomendo fortemente que, se possível, faça o mesmo.

 
 
 

Comentários


© 2025 por YGOR SAMPAIO - Advocacia Criminal

bottom of page